terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Número de vítimas da chuva ultrapassa dez mil no Estado do Rio de Janeiro

Fonte: O Globo

O número de desabrigados e desalojados por causa das chuvas já supera dez mil pessoas. Levantamento feito pela Defesa Civil do Estado revelou que o número de desalojados subiu de 2.050, para 7.300. Já o total de desabrigados, que era de 819, evoluiu para 2.713. As novas vítimas são moradoras da cidade de Campos de Goytacazes, onde voltou a chover forte na madrugada da última segunda-feira, elevando as águas do rio Ururaí.
De acordo com a Defesa Civil, ainda existem no município 2 mil casas em áreas de risco. As chuvas da última semana já afetaram mais de 394 mil pessoas em todo Estado, e provocaram 3 mortes (uma em Volta Redonda e duas em Rio Bonito). O Secretário estadual de Saúde e Defesa Civil, Sérgio Côrtes, decretou no último domingo estado de emergência em cinco áreas de Campos. Cinco municípios estão na mesma situação: Rio Bonito, Carapebus, Barra do Piraí, Paracambi e Silva Jardim, além de Campos.

De acordo com a Defesa Civil, foram contabilizados mais de 500mm, de chuva em Campos, volume recorde dos últimos 40 anos. Após uma inspeção aérea, Côrtes determinou estado de emergência no distrito de Ururaí, onde mais de 300 famílias tiveram que sair de suas casas, além das localidades de Aleluia, Batatal, Imbé e Lagoa de Cima.

O Rio Ururaí subiu 3 metros acima do nível normal e transbordou em vários pontos. Confira fotos de leitor . "O que estamos vendo aqui é desolador. Famílias inteiras perderam suas casas e o que construíram ao longo de suas vidas. Essas pessoas necessitam agora da solidariedade da população fluminense", declarou Sérgio Côrtes, no domingo.

A BR-101 chegou a ser interditada duas vezes, na altura da ponte sobre o Rio Ururaí, no Km 75, em Campos. Bairros inteiros ficaram debaixo de água. Em Rio Bonito,ocorreram mais cinco desabamentos na manhã deste domingo. Levantamento da Defesa Civil, divulgado sábado, revela que duas mil casas correm o risco de desabamento total ou parcial em Rio Bonito. De acordo com a prefeitura da cidade, os moradores das casas que desabaram já haviam sido informados da necessidade de deixarem suas residências pelo risco de desabamento.

Nenhum comentário: