terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Desabamentos ferem oito e mata criança em Rio Bonito (RJ)


Fonte: Jornal do Brasil

A forte chuva que caiu em Rio Bonito na tarde desta terça-feira, provocou quedas de barreiras sobre três casas, provocando a morte de uma criança de 4 anos e ferimentos em outras oito pessoas. Até o início desta noite, 50 homens da Defesa Civil Municipal, do Corpo de Bombeiros e de outros órgãos da prefeitura trabalharam no local do acidente, no bairro Marajó, na localidade próxima ao Centro, conhecida como Buraco da Gambá.

O prefeito José Luiz Antunes, o "Mandiocão", determinou uma operação especial envolvendo órgãos da prefeitura para socorrer as vítimas e avaliar os outros estragos provocados pelo temporal. A menina identificada apenas como Beatriz, de 4 anos, foi uma das últimas retirada do local. Médicos do Corpo de Bombeiros ainda tentaram reanimá-la. No início da noite, o tenente-coronel Rafael Camilo, comandante do quartel do Corpo de Bombeiros de Araruama anunciou a morte da menina. Outras vítimas são as irmãs Paola Belizário, 11 anos, Pamela Belizário, 2 anos, e Mônica Belizário, 17, grávida de sete meses. Além delas, Lucimar Maria da Conceição, 30, a irmã Luciana Maria da Conceição, Kaiane da Conceição, de 1 ano, José Carlos Pires da Silva, 21, e Valdinei da Silva, 17, sofreram escoriações pelo corpo.

O prefeito "Mandiocão" acompanhou toda a operação de resgate às vítimas e também percorreu algumas áreas da cidade durante o temporal. Em um balanço inicial, as equipes da Defesa Civil do município contataram que houve deslizamentos de barreiras no Buraco da Gambá e no Boqueirão, além de enchentes nos rios Bonito e Santos Dumont, na região central do município, que provocaram alagamentos em algumas casas.

A chuva levou o prefeito José Luiz a acionar um plano de emergência que prevê o trabalho conjunto entre equipes de vários órgãos da prefeitura. No momento, equipes da Defesa Civil e das secretarias de Obras e Serviços Públicos, Urbanismo, Bem Estar Social e Meio Ambiente trabalharam nas áreas atingidas pelo temporal. Além dos deslizamentos de barreira, outra situação crítica foi registrada no bairro Mangueirinha, onde barcos foram usados para retirar os moradores das casas. Foi solicitado também o auxílio da Superintendência de Rios e Lagos (Serla).

Nenhum comentário: